
A Secretaria de Saúde de Adamantina divulgou, nesta segunda-feira (27), nova atualização da situação epidemiológica da dengue. Conforme a pasta, foram 122 notificações e 26 casos confirmados da doença este ano, na cidade.
Os bairros com confirmações são: Residencial Montagnoli, Residencial Aliança, Jardim Adamantina, Parque Itaipus, Vila Joaquina, Córrego Lambari, Centro, Residencial Vista verde, Vila Endo, Vila Jardim, Jardim Brasil, Conjunto Palmeiras, Jardim Paulista, Parque Itapuã, Vila Nilza, Jardim Bandeirantes, Residencial Ecoville, Vila Cicma e Pavão.
AÇÕES DE CONTROLE
Ainda, segundo a Secretaria, os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias continuam fazendo visitas de rotina, verificando as casas e orientando os moradores a respeito dos criadouros que são encontrados nos imóveis.
Para evitar o mosquito Aedes aegypti, a pasta orienta que é necessário eliminar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e em piscina sem uso e sem manutenção. “Os itens sem uso devem ser descartados. Os bebedouros de animais devem ser limpos com água e sabão e o quintal também deve ficar limpo”, pede a Secretaria de Saúde.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns da dengue são: febre alta de início súbito, dor de cabeça intensa, dores musculares, cansaço ao extremo, manchas vermelhas na pele e dor abdominal intensa e contínua.
“Diante dos primeiros sintomas, é fundamental procurar ajuda médica, pois a dengue pode matar”, orienta a Saúde municipal.