24.7 C
Adamantina
quarta-feira, 23 abril, 2025

Artigo: 75 anos de louvor ao Bom Deus

Artigo alusivo aos 75 anos de criação da Paróquia Santo Antônio, de Adamantina

Pe. José Carlos Vicentin | Foto: Divulgação

A Paróquia Santo Antônio de Pádua celebra neste sábado, dia 25 de janeiro, o jubileu de brilhante de sua criação. Tendo sido desmembrada da paróquia de Lucélia, a paróquia do povo de Adamantina iniciou sua caminhada pastoral há 75 anos, sob o patrocínio de Santo Antônio. Com justiça e verdade, os nossos corações têm muito para bendizer ao bom e eterno Deus!

Cabe-nos agradecer aos “operários da primeira hora”, assim podemos chamar aquelas pessoas que se dedicaram nos primeiros anos e décadas. Com os recursos de seu tempo empreenderam a obra da evangelização do povo. Desde antes de ser criada a paróquia, a cidade já contava com pessoas empenhadas na transmissão da fé cristã, na vivência dos mandamentos do Senhor e no testemunho do amor fraterno.

- Publicidade -

As décadas passaram, as gerações se sucederam… Sim, os primeiros agentes passaram e algumas das primeiras formas de ação evangelizadora também deram lugar a novos desafios pastorais e a novos recursos. Mas, foi Deus que em tudo e em todos cooperou com seus dons e sua sabedoria.

Não nos cabe saudosismo nesta hora, embora a saudade seja um meio de nos fazer recordar dos muitos católicos que aqui se dedicaram a viver a sua missão de cristãos batizados. Leigos, religiosas e padres, com o humilde desejo de servir a Deus, aplicaram-se na transmissão da fé.

Poderíamos cair na tentação de não valorizar a ninguém e pensar que o passado não tem importância. Isso seria negar a ação de Deus nos seus filhos de cada época. Por outro lado, poderíamos ter medo dos novos desafios e das respectivas novas respostas que os cristãos são chamados a oferecer, agraciados pelos dons celestiais.

É verdade que algumas práticas antigas não correspondem mais ao jeito de viver no mundo atual. Temos tantos novos recursos científicos que podem ser aproveitados na evangelização. Importa empenhar-se hoje com o jeito do mundo atual, sem descuidar da mesma e única missão da Igreja, que é a de anunciar a Boa-Nova de Jesus.

Santo Antônio de Pádua, com os recursos de seu tempo e apesar de suas fragilidades humanas, tanto pregou o Evangelho que foi proclamado pela Igreja como “doutor evangélico”. Com gestos simples e repletos de amor, testemunhou a fraternidade. Assim, aqui em Adamantina, muitas pessoas viveram e inúmeros outros católicos ainda vivem sua fé e lutam na defesa da vida e na promoção da solidariedade e da paz.

Cabe a todos os paroquianos agradecer a saudosa memória de tantos evangelizadores de ontem e enaltecer o bom testemunho de fé dos católicos que agora fazem acontecer a fraternidade nesta cidade. Acima de tudo, somos infinitamente agradecidos ao bom Deus que tem nos agraciado com os seus muitos dons, espalhados em tantos corações de boa vontade e de fé verdadeira.

Obrigado, Senhor, porque as pessoas de ontem e nós de hoje, todos somos “Peregrinos da Esperança”! Em companhia de Santo Antônio continuaremos nosso caminho de fé, de esperança e de amor, consagrados pelo Batismo na missão de anunciar e testemunhar o Evangelho.

No ano de 2025, no jubileu do nascimento de Jesus Cristo, muito agradecemos a todos os católicos de Adamantina.

Bendizemos o nome de nosso glorioso padroeiro, Santo Antônio de Pádua!

Louvado seja o bom e eterno Deus! Para sempre seja louvado!

Pe. José Carlos Vicentin – pároco da Paróquia Santo Antônio

 

 

Publicidade