
A Paróquia Santo Antônio, de Adamantina, comemora 75 anos de criação neste sábado (25). Para celebrar a data especial, uma missa festiva contará com a participação do bispo diocesano Dom Luiz Antônio Cipolini.
A HISTÓRIA
A Paróquia Santo Antônio foi fundada em 25 de janeiro de 1950, pelo então bispo diocesano de Cafelândia (à qual pertencia toda a região) Dom Henrique Gelain – que hoje dá o nome a praça da Igreja Matriz.
A comunidade adamantinense foi desmembrada da Paróquia Sagrada Família de Lucélia e compreendia também o território de Mariápolis até a criação da paróquia daquela cidade, Imaculada Conceição, em 1955.
Também, do território inicial da Santo Antônio, foi desmembrado as paróquias: Nossa Senhora de Fátima, em 1966, e São Francisco de Assis, em 2019.
A PROGRAMAÇÃO
A programação tem início nesta semana, com o tríduo de oração nas comunidades paroquiais. A noite de oração foi realizada nesta terça-feira (21) e segue até sexta-feira (24). No sábado, toda a comunidade católica é convidada para participar da missa festiva, que também contará com o descerramento de uma placa comemorativa no interior da Igreja Matriz.
As celebrações seguem em maio, com o lançamento de uma revista comemorativa, e em junho, mês do Padroeiro, quando haverá a Trezena de Santo Antônio com a presença de padres que nasceram na comunidade ou nela trabalharam nos últimos anos.
Ao IMPACTO, o padre José Carlos Vicentin, pároco da Santo Antônio, informou que uma comissão elaborou toda a programação do jubileu, a partir de sugestões do Conselho Pastoral, que posteriormente aprovou a programação e definiu o lema: “Com Santo Antônio de Pádua, 75 anos de Fé, Esperança, Amor e Missão”.
A celebração integra o jubileu proclamado pelo Papa Francisco por ocasião dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo, que possui o lema: “Peregrinos da Esperança”