A Fatec Adamantina (Faculdade de Tecnologia) completa sete anos de instalação na cidade, em 2025. E neste período, a Instituição de ensino superior se consolida como referência regional de ensino, já que atrai alunos de Tupã a Paulicéia.
O ano letivo deste ano, iniciado na última semana, conta com 510 alunos matriculados. A informação foi dada pelo diretor da Fatec Adamantina, José Eduardo Rossilho de Figueiredo, durante bate-papo no Café com IMPACTO – quadro semanal de entrevista.
Durante a conversa, o professor gestor explicou os três pilares que norteiam o desenvolvimento da Fatec: ensino, pesquisa e extensão. Além disso, Figueiredo pontuou os estudos de expansão da unidade, com a preocupação de manter o “atendimento com qualidade”.

ENSINO
Hoje, a Fatec Adamantina conta com três cursos de ensino superior. Gestão Comercial está desde o início da Faculdade na cidade; Ciência de Dados, oferecido desde 2020; e Logística, implantado no ano passado na modalidade MAS (Articulação Ensino Médio e Superior) em parceria com a Etec (Escola Técnica) Eudécio Luiz Vicente.
Nesta modalidade, o aluno inicia os estudos na Etec cursando o ensino médio junto com o curso técnico em Logística e, após a conclusão, ingressa direto no curso superior em Logística na Fatec Adamantina, sem a necessidade de vestibular e com duração de apenas dois anos.
Ainda, em parceria com a Etec Eudécio, a Fatec Adamantina oferece o ensino médio com habilitação profissional de técnico em desenvolvimento de sistemas e, em conjunto com a Etec Eng. Herval Bellusci, o ensino médio com habilitação profissional de técnico em agronegócio.
“Contamos com alunos nos três períodos, manhã, tarde e noite. São 510 estudantes que recebem educação de qualidade e saem preparados para o mercado de trabalho”, garante Figueiredo.
Para o atendimento deste público, a Instituição conta com um corpo docente formado por mais de 30 profissionais.
PESQUISA
Neste processo de garantir uma educação de excelência, a Fatec Adamantina também foca no desenvolvimento de projetos científicos. Inclusive, a partir deste ano, a Instituição contará com professor focado em pesquisa, garantindo o fomento de novos estudos e tecnologias, como de um satélite de mapeamento que pode auxiliar nas demandas das prefeituras.

EXTENSÃO
A unidade da Fatec em Adamantina está instalada no Jardim Brasil. E, desde o início, a Instituição se preocupa em fazer parte da comunidade, apoiando iniciativas e desenvolvendo cursos.
Entre as ações destacadas pelo diretor da Faculdade de Tecnologia estão as aulas de inglês (já desenvolvidas), de espanhol (se iniciam em 2025) e de tecnologia para os atendidos da Casa do Garoto, como forma de investir no futuro, e no Lar dos Velhos, visando a inclusão.
“O Jardim Brasil sempre esteve ao nosso lado. Adamantina, na verdade, como todo, sempre nos apoiou. E temos muito a preocupação de oferecer mais, já que podemos crescer desde a disponibilidade de novas opções de cursos até o apoio as ações de desenvolvimento da comunidade, como já ocorre com a qualificação das participantes da Feira da Mulher Empreendedora”, ressalta Figueiredo.
EXPANSÃO
E este processo de expansão já está em estudo e deve contar com parceria da Prefeitura, consolidando ainda mais a rede de educação da cidade de Adamantina. “Queremos trazer novos cursos, e estamos realizando os levantamentos necessários para realizar essa expansão que beneficiará toda a região, que já conta com opções no Centro Universitário de Adamantina. Trazemos cursos que não chocam com a FAI para ampliar e fortalecer a cidade como referência de ensino para a Alta Paulista”, finaliza.