O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é tradicionalmente comemorado de forma especial em Adamantina. Por mais um ano, a Arca (Associação dos Renais Crônicos) realiza o ‘Jantar da Mulher’.
O evento, que reúne cerca de 300 mulheres da cidade e toda a região em prol da entidade que presta assistência aos renais crônicos e seus familiares, ocorrerá neste sábado (8), a partir das 20h, no Espaço Wanda Maion. Os convites estão esgotados.
No Café com IMPACTO da última semana, a presidente da Arca Antônia Maria da Conceição, chamada carinhosamente de ‘Toninha’, destacou os atrativos do evento que, além de comemorar o Dia da Mulher, é importante para manutenção das atividades de apoio. “O nosso jantar contará com show do Estilo Atrevido, sorteio de brindes, homenagens para duas mulheres, além de ser importante para divulgação do nosso trabalho. Quanto mais as pessoas reconhecerem a importância deste serviço, mais pacientes com doença renal crônica poderão ser auxiliados”, pontua.

A ARCA
Fundada em 1999, a Arca presta os serviços de acolhimento, auxílio e orientação. Mensalmente, cerca de 90 pacientes contam com apoio da entidade, além do trabalho de prevenção, que contempla outras dezenas de pessoas todo mês.
“Oferecemos desde alimentação, benefícios previdenciários, SUS, higiene pessoal e jurídica. Também realizamos diariamente visitas domiciliares e na Santa Casa para apoio moral, religioso e econômico, com distribuição mensal de cestas básicas”, comenta Toninha.
E este trabalho, que compreende também o auxílio ao Setor de Hemodiálise da Santa Casa, necessita de voluntários. “Precisamos de pessoas que queriam colaborar com o próximo, desde a destinação de recursos ou doação de itens para o nosso brechó até o trabalho que fará muita diferença na vida dos renais crônicos”.
A necessidade é urgente já que todo mês aumenta a demanda de pacientes que buscam apoio da Arca. “Atualmente, contamos com auxílio da Prefeitura, do Poder Judiciário, clubes de serviços e da comunidade. Só temos que agradecer!”

DIA MUNDIAL DO RIM
Também, em março, é comemorado o Dia Mundial do Rim. Para chamar atenção para o problema e estimular medidas para enfrentamento da doença, a Arca fará uma panfletagem em diversos pontos de Adamantina em 13 de março. “Estamos abertos também para prestar esclarecimentos”, afirma Toninha.
A entidade funciona na rua Mário Olivero, 245 (próximo à Santa Casa). Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.