16.8 C
Adamantina
terça-feira, 19 agosto, 2025

Documentário “Com que Roupa eu vou” é lançado e traz reflexões sobre moda, consumismo e futuro do planeta

Foi lançado nesta sexta-feira (18), em Adamantina, o documentário “Com que roupa eu vou?”. O curta metragem organizado e produzido pelo coletivo Flor Auê, se trata de um tecido audiovisual costurado com histórias, memórias, opiniões e reflexões sobre moda, consumo e sustentabilidade.

O conteúdo audiovisual recebeu recursos da Lei Paulo Gustavo e começou ser produzido no inicio de 2023, a partir de discussões sobre consumo, moda, upcycling e sociedade que acontecem no coletivo desde 2020.

- Publicidade -

O evento de lançamento aconteceu na Biblioteca Municipal de Adamantina.

Além da exibição do curta metragem, ao final haverá um bate papo sobre o assunto | Foto: Divulgação

O objetivo do documentário é trazer reflexões sobre como a moda afeta nosso dia a dia e o planeta. “Diante de tanta poluição, precisamos pensar sobre nossos hábitos e perceber que pagamos caro pelo consumismo. A indústria da moda é a segunda maior poluente do planeta, é necessário refletirmos sobre técnicas (como o upcycling e até mesmo técnicas ancestrais) que nos faça tratar a roupa que usamos como algo diferente, buscar maior durabilidade e não ser algo que compramos motivados pelas tendências e depois descartamos. É o mínimo que podemos fazer para frear a poluição causada pelo descarte de roupas. Paralelamente, devemos exigir consciência por parte das grandes indústrias” enfatiza Adriana de Lima Barochello que é estudante de Letras, cantora, escritora, produtora cultural e uma das idealizadoras do coletivo Flor Auê.

Para Adriana, o tema é de extrema urgência e pouco falado. “Queremos incentivar as pessoas a mudarem seus hábitos de consumo e cobrar iniciativas efetivas em relação a produção e descarte irresponsável de vestimentas e de resíduos têxteis”, salienta.

O curta documentário ficará disponível a partir de novembro na plataforma YouTube. O link será divulgado nas redes sociais do Coletivo Flor Auê (Instagram: @coletivofloraue)

“Moda e estilo não têm nada a ver com consumismo. Poluir o planeta é brega. Precisamos pensar juntos para que uma mudança urgente ocorra e o planeta tenha alguma chance de sobrevivência”, finaliza.

ENTENDA

Upcycling é uma técnica que consiste em reutilizar materiais para criar novos objetos, sem degradar a qualidade do original. O objetivo é dar um novo propósito a materiais que seriam descartados

Publicidade