20.9 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

Sistema público de saúde de Adamantina ainda não recebeu vacina contra a dengue

Segundo o Município, distribuição do Ministério da Saúde segue “critérios de vulnerabilidade das regiões”

O aumento de casos de dengue em todo o país fez crescer também a procura pelo imunizante de proteção contra a doença. Porém, a vacina não está disponível para todos no SUS (Sistema Único de Saúde) devido à baixa disponibilidade mundial do insumo.

Em Adamantina, a Secretaria de Saúde informa que, até o momento, o sistema público de saúde “ainda não recebeu doses do imunizante”. Também, justifica a pasta, a distribuição realizada pelo Ministério da Saúde segue “critérios de vulnerabilidade das regiões”.

- Publicidade -

Em 2025, a cidade confirmou dois casos da doença, com 20 notificações de suspeitos. No ano passado, o Município notificou 1088 casos suspeitos de dengue e do total, 164 pessoas tiveram o diagnóstico confirmado por meio de exame laboratorial.

Foto: Agência Senado

A VACINA

Incorporada ao Programa Nacional de Imunizações no final de 2023, a Qdenga está disponível em alguns municípios pelo SUS (gratuitamente) para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue após os idosos (o imunizante não foi liberado pela Anvisa para pessoas acima de 60 anos).

A Qdenga é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A vacina é indicada tanto para quem já teve dengue, quanto para quem nunca foi infectado. Ela é contraindicada para quem tem alergia a algum dos componentes, quem tem o sistema imunológico comprometido ou alguma condição imunossupressora, gestantes e lactantes.

Publicidade