O processo eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua entra em fase decisiva para os mais de 380 mil profissionais registrados no Estado de São Paulo. Agendada para o dia 3 de julho, a votação definirá os dirigentes que estarão à frente de posições estratégicas para as profissões das engenharias, agronomia e geociências. As eleições para o triênio 2027-2029 ocorrerão das 8h às 19h (horário de Brasília), em ambiente totalmente digital.
Os profissionais de São Paulo irão votar para eleger os cargos de presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), presidente do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) e a diretoria regional da Mútua-SP.
Na última semana, Adamantina recebeu uma agenda de encontros com representantes que disputam cargos estratégicos nas entidades que representam e regulam o exercício profissional das engenharias e áreas correlatas.

ENCONTRO NA PREFEITURA
Na sexta-feira (22), o prefeito de Adamantina, José Carlos Martins Tiveron, recebeu a visita do presidente licenciado do Confea, Vinicius Marchese, em um encontro que reforçou a importância do diálogo institucional e da valorização das áreas técnicas ligadas ao desenvolvimento urbano, infraestrutura, planejamento e sustentabilidade.
Durante a visita, foram discutidos temas relacionados ao fortalecimento das políticas públicas, à importância da engenharia e da agronomia para o desenvolvimento dos municípios e à atuação dos profissionais responsáveis pela execução e fiscalização de obras, projetos e serviços essenciais para a população.
BATE-PAPO COM PROFISSIONAIS
Na sequência da agenda, Marchese participou de um encontro com profissionais da área tecnológica ao lado da presidente licenciada do Crea-SP e candidata à reeleição, Lígia Mackey. Também estiveram presentes os candidatos que disputam espaço de representação na Mútua-SP: Luis Chorilli Neto, Ana Paula Ribeiro de Lara e João Bosco Romeiro, que concorrem, respectivamente, aos cargos de diretor-geral, diretora administrativa e diretor financeiro da entidade.
Durante entrevista concedida ao IMPACTO, Lígia destacou o trabalho desenvolvido à frente do Crea-SP e ressaltou ações voltadas à aproximação com os profissionais. “É uma gestão muito aberta. A gente gosta de conversar com o profissional, entender as necessidades e atender essas demandas, porque o conselho é formado pelos profissionais”, afirmou.
Segundo ela, entre as iniciativas implantadas estão o programa “Crea Capacita”, o banco de talentos para recolocação profissional e os coworkings gratuitos espalhados pelo Estado. “A gente já disponibilizou quase 5 mil vagas para os nossos profissionais. Também temos o clube de vantagens, que possibilita cashback para abatimento da anuidade, além da ABNT gratuita. São projetos pensados para ajudar realmente o profissional”, explicou.
Lígia também destacou a importância da integração entre Confea, Crea-SP e Mútua. “O Confea legisla, os Creas fiscalizam e a Mútua atua como caixa de assistência. Essa unificação é fundamental para trazer benefícios aos profissionais”, disse.

BALANÇO DA GESTÃO
Também em entrevista ao IMPACTO, Marchese fez um balanço das ações realizadas nos últimos anos no Sistema Confea/Crea. “Acho que conseguimos trazer muita coisa legal para os profissionais. Eles perceberam que estamos transformando o sistema. O mais importante foi esse processo de ouvir os profissionais e aproximar o sistema da categoria”, afirmou.
Ele ressaltou ainda a importância do alinhamento entre Confea e os conselhos regionais para viabilizar novas medidas e benefícios à categoria.
“Boas entregas só acontecem por causa desse alinhamento. Hoje temos benefícios importantes, como a isenção da anuidade para empresas unipessoais e para recém-formados”, destacou.
Sobre a isenção concedida aos jovens engenheiros recém-formados, Marchese afirmou que a medida busca incentivar a permanência dos profissionais na carreira. “Queremos aproximar o recém-formado da engenharia, sem estabelecer uma barreira financeira logo no início da carreira. O Brasil precisa desses profissionais e queremos incentivar essa escolha profissional”, concluiu.















