13.8 C
Adamantina
domingo, 6 julho, 2025

FAI busca parceria com Prefeitura e Confederação Brasileira de Beisebol para atividades no ProEduc

Parceria possibilitaria o financiamento de material esportivo, adequação do campo de beisebol e capacitação para treinadores e árbitros

As Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) buscam a possibilidade de parceria com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) e a Prefeitura de Adamantina para alavancar a prática dessa modalidade esportiva no Programa de Educação Pró-Ativa (ProEduc-FAI) “Suricates”, desenvolvido no Câmpus IV (área da ACREA).

A reunião, realizada no gabinete do prefeito João Eduardo Pacheco (PSDB) no último dia 15, contou com a presença do diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim, do presidente da CBBS, Jorge Otsuka, do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBBS, Takayoshi Tuboni, e do orientador de estágio de Educação Física do ProEduc-FAI, Diogo Mattos.

- Publicidade -

“Na ocasião, foi discutida a possível parceria entre FAI, CBBS, Major League Baseball [Liga Principal de Beisebol, MLB, na sigla em inglês] e o município de Adamantina devido ao grande potencial do ProEduc-FAI”, revelou Mattos.

A parceria, uma vez firmada, representará inúmeros benefícios para o ProEduc-FAI, entre eles o financiamento do material esportivo, adequação do campo de beisebol, capacitação para treinadores e árbitros, permitindo que todo o público atendido tenha acesso à educação esportiva de qualidade.

“O ProEduc-FAI tem como três frentes principais o futebol, o atletismo e o beisebol, e este último vem completar esse programa. O beisebol ainda não se iniciou porque justamente buscamos essa parceria com a CBBS, que está sendo viabilizada. Várias crianças já estão aguardando o início desse projeto”, destacou Cardim ao lembrar que, antes do início das aulas de beisebol, é necessária a capacitação de professores, orientadores e alunos do curso de Educação Física.

Com a possível parceria, a cidade ganhará com o resgate de uma tradição cultural dos pioneiros adamantinenses, possibilitando atividades intergeracionais. A Major League e a CBBS também será beneficiada, considerando que o esporte será difundido em esferas acadêmicas e sociais, oportunizando a formação ético-social dos alunos do ProEduc-FAI.

Novas reuniões para discutir o assunto devem ser realizadas em datas a serem definidas.

Publicidade