Eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral precisam justificar a ausência

Formulário é gratuito e também pode ser retirado nos cartórios eleitorais, nos locais de votação.

Eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral precisam justificar a ausência neste domingo (2), nos postos de votação, ou nos cartórios eleitorais até dezembro. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) colocou os formulários de requerimento de justificativa eleitoral à disposição no site do tribunal. Há um formulário para ser utilizado no dia da votação e outro, diferente, se o eleitor fizer a justificativa depois do dia da votação. O formulário é gratuito e também pode ser retirado nos cartórios eleitorais, nos locais de votação.

Justificativa

Quem não levar a justificativa a um local de votação neste domingo, deve procurar o cartório eleitoral. A justificativa referente à ausência no primeiro turno da eleição pode ser feita até 1º de dezembro. Para justificar a ausência (casos de eleitores que estão fora do domicílio eleitoral), é preciso saber o número do título de eleitor.

Multa

Quem perder o prazo terá de pagar multa, de aproximadamente R$ 3, que pode vira a ser multiplicada até dez vezes, de acordo com decisão da Justiça. Para isso basta procurar um cartório eleitoral e regularizar a situação.

FONTEPOR REDAÇÃO
Conteúdo anteriorSomente a Justiça Eleitoral pode fornecer transporte gratuito a eleitor
Próximo conteúdoCada eleitor deverá votar em menos de um minuto, segundo estimativa do TSE