Olá queridos leitores, a dica literária desta semana é o livro: Não Matem as Flores — Johannes Mario Simmel.
Esse livro marcou minha adolescência. Eu devia ter uns quinze anos quando o comprei. Eu simplesmente amo esse livro que fala: sobre recomeço, superação, amor e como cada ação gera uma reação. Mesmo que passe algum tempo, mais cedo ou mais tarde, teremos que enfrentar as consequências dos nossos atos.
“Tive que pensar na frase do filósofo Ernest Bloch, que escreveu: ‘O ser humano precisa pelo menos de uma pequena visão de algo apaziguador que lhe traga alegria’. Simplesmente tem de ter alguma coisa, ou não conseguirá viver”. (pág. 17).
Sinopse
Narrativa que conta às aventuras de um advogado de sucesso, que, no auge de uma crise de tédio, viaja a Viena, onde adquire nova personalidade. Intercalam-se na história atentados racistas, histórias de amor nada convencionais e surpreendentes atos de humanidade.
“E pensei que não era a morte que resolvia todas as coisas. Não, era a vida que punha um fim em tudo, a grande felicidade e o grande amor. E fiquei muito triste.” (pág. 32).
Cansado de sua vida, sua esposa, sua rotina, o famoso advogado Charles Huramel resolve abandonar sua vida e começar outra. Aproveitando um acidente de avião (no qual é dado como morto) utiliza-se de documentos falsos e transforma-se em outra pessoa. Agora, com o nome de Peter Kent, volta novamente a sentir alegria pela vida. Encontra a companheira ideal e tudo se encaminha para um futuro promissor.
Mas sua esposa, convencida de que ele não morreu no acidente aéreo, resolve mover céus e terra para provar que o marido ainda está vivo, com um nome falto em algum lugar. Satisfeito com sua nova vida, Peter não tem nenhuma intensão de retornar à antiga. Conseguirá Charles/Peter ocultar para sempre a sua existência?
“… e então me ocorreu uma frase que lera certa vez num livro: ‘Se cada pessoa do mundo quisesse fazer feliz só uma única outra pessoa, o mundo todo seria feliz’.” (pág. 193).
É um livro apaixonante, cheio de lições de vida e faz com que olhemos nossos problemas com outros olhos. Espero que todos tenham a chance de lê-lo.
Desejo a todos um excelente final de semana. Grande beijo.
“Alguma coisa de todas as pessoas permanece na Terra. A figura da pessoa desaparece, mas tudo o que ela teve de bom, de melhor, continua no mundo. Por isso, na verdade cada pessoa é um mundo inteiro.” (pág. 388/389).