25.6 C
Adamantina
sábado, 22 março, 2025

VOX: Ouvir melhor é viver melhor

A audição é um dos sentidos que nos conecta com o mundo, seja ao ouvir a voz das pessoas, escutar música ou admirar o som da natureza. Indiscutivelmente, toda emissão sonora comunica e amplia o sentimento de pertencer a uma comunidade maior e para além de nós.

Por isso, segundo a fonoaudióloga mestre e especialista em Audiologia, Anna Caroline Gasparini (CRFa 2-19952), pessoas com deficiência auditiva podem enfrentar uma série de desafios socioemocionais devido ao isolamento social, baixa autoestima, discriminação e até problemas de saúde mental.

- Publicidade -

A indicação médica é reconhecer e abordar tais problemas de forma sensível e proativa. “Esses passos ajudam as pessoas a superarem esses desafios”, ressalta a co-fundadora e proprietária do Centro Auditivo Gasparini, que leva o seu sobrenome e do seu marido, além de sócio, Willian B. B. Gasparini.

AUDIÇÃO X SAÚDE MENTAL

Para além do aspecto emocional, a diminuição da audição pode estar ligada à saúde neurológica.“O esforço cognitivo extra para compreender a fala e preencher as lacunas de informação perdida pode sobrecarregar o cérebro e aumentar o risco de declínio cognitivo”, destaca.

Já a redução da estimulação auditiva pode levar a alterações cerebrais. Os estudos sugerem que a perda auditiva não tratada pode causar a atrofia do córtex auditivo e o declínio das habilidades mentais. “Se a recuperação completa da audição não for possível ainda assim existem intervenções para melhorar a qualidade de vida de acordo com o tipo e a causa da perda auditiva”, considera.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Apesar de ser um risco aumentado na velhice, a perda auditiva não é um desafio exclusivo dos idosos. Pensando nisso, o Centro Auditivo Gasparini está preparado para acolher pessoas de diferentes perfis com atendimento humanizado e suporte efetivo.

O local possui aparelhos tecnológicos e a lista de exames é extensa, incluindo serviços adaptados para crianças, adolescentes e idosos: Audiometria clínica tonal e vocal, Audiometria de reforço visual, Medida de ganho funcional dos aparelhos auditivos, Audiometria ocupacional, Imitanciometria, Avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC), Terapia do Processamento Auditivo Central, Avaliação Otoneurológica e Reabilitação Vestibular. E se preciso, soluções como cirurgias, aparelhos auditivos, implantes cocleares, implantes de condução óssea e a terapia de reabilitação auditiva, um diferencial do local.

FAÇA A SUA PARTE

Se você conhece alguém com dificuldades para escutar, mostre o seu afeto e  incentive a agendar uma consulta. “Um dos principais momentos em nossa história é quando os pacientes agradecem porque voltaram a ouvir a voz dos netos! Esses momentos ficam para sempre em nossa memória, pois mostram que nossa missão está sendo concretizada”, conclui carinhosamente.

Centro Auditivo Gasparini

Rua Antônio Schimidt Villela, 15, Centro – Adamantina/SP

(18) 3522-1578 | (18) 99760-0791

Publicidade