O tema da proteção animal é um assunto consolidado na Nova Alta Paulista. As cidades de Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz, entre outras, já contam com ONGs de proteção animal ativas e atuantes.
Em Adamantina, esse trabalho de cuidado e conscientização, deu um passo importante em fevereiro de 2024, quando a Prefeitura colocou em prática uma antiga demanda e iniciou o projeto de castração de cães e gatos, utilizando o famoso Castramóvel.
Até o momento já foram castrados 314 animais, o que pode parecer muito, mas ainda é um pequeno passo se compararmos à quantidade de animais que ainda precisam dessa ação e da fila de espera que nunca diminui.
O projeto de castração é importante, mas é apenas um dos pilares para conseguirmos ter um impacto positivo em nossa cidade.
Precisamos de leis e fiscalização mais rigorosas, especialmente em casos de maus-tratos e abandono, e espera-se que a nova legislatura coloque essa pauta em discussão já em 2025.
Importante também que a nova administração mantenha os bons projetos que já estão em andamento, ouvindo a comunidade organizada e não caindo no velho e triste hábito de abandonar as iniciativas do grupo anterior.
Também é fundamental organizar e elaborar bons projetos de conscientização, seja com iniciativas em escolas, creches, comércio, utilizando a estrutura da UniFAI, que conta com cursos de veterinária, zootecnia, jornalismo e comunicação social.
Acredito que a nossa cidade está no caminho certo, porém há ainda muito trabalho pela frente.
A sociedade civil está se organizando, buscando voluntários, veterinários engajados, fazendo ações sociais de arrecadação e adoção responsável, mas é importante uma ação conjunta com o poder público, que tem os meios e a estrutura para colocar de fato os grandes projetos em prática.
Você que ama os animais, que tem seu Pet em casa e que luta por essa causa, apoie as iniciativas que já existem e cobre daqueles que podem, e devem, fazer mais pela proteção animal em Adamantina, nossos agentes públicos.
Felipe Pinto Soares
Médico veterinário especialista em clínica médica e cirurgia de felinos
Membro da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos