Esta coluna tem como objetivo mostrar a necessidade da História dentro de nossa Nação. A Ditadura Militar surgiu, no Brasil, em 1964 e os seus danos são vistos até os dias de hoje de inúmeras formas, precisamos, como Cidadãos, buscar meios para entender a nossa História, entender fatos, entender o Sistema e entender a Nação que vivemos para que assim não permitirmos a retirada de nossa liberdade novamente.

O QUE É UMA DITADURA?

Ditadura é um Regime Governamental no qual todos os Poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, em um grupo ou em um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, e tem grande parte do poder de decisão. É um regime antidemocrático no qual não existe a participação da população, ou seja, a SUA participação.

QUAIS SÃO AS SUAS CARACTERÍSTICAS?

Ditaduras costumam ser bastante centralizadoras.

O Poder fica extremamente concentrado nas mãos da pessoa ou grupo que governa o Estado, com pouca ou nenhuma abertura para o debate político. Os espaços de comunicação e deliberação costumam ser fortemente regulados ou suprimidos. Isso inclui a imprensa, os Poderes Legislativo e Judiciário (que deixam de ser independentes, como costuma ser de acordo com a divisão dos três Poderes) e os Partidos Políticos, que muitas vezes são proibidos de existir.

Dessa forma, calando vozes de oposição, as Ditaduras forçam consensos e implementam suas políticas com poucas ou nenhuma consulta à Sociedade. É por isso que o autoritarismo e a violência são duas das marcas de qualquer Ditadura.

ENTENDENDO ISSO PODEMOS ADENTRAR NA NOSSA DITADURA MILITAR, O QUE ELA É?

A Ditadura Militar é o Regime Político no qual membros das Forças Armadas de um País centralizam política e administrativamente o Poder do Estado em suas mãos, negando à maior parte dos cidadãos a participação e a decisão nas Instituições Estatais.

Na próxima semana vamos nos aprofundar nesse capitulo de nossa História, precisamos ter uma geração consciente do que nossos antecessores passaram por aqui, precisamos lembrar de Rubens Paiva assim como tantos outros nomes, saber o que foi o AI-5 e as demais formas de repressão. Conhecer o passado é necessário para que possamos mudar e melhorar o futuro.